A predisposição para formação dos cálculos urinários é um processo multifatorial. Depende de fatores genéticos e fatores ambientais, como a hereditariedade, clima, profissão, nutrição, estilo de vida do paciente, distúrbios metabólicos e até possíveis alterações anatômicas do trato urinário.
Podemos dividir os pacientes em dois grupos: o de baixo risco para formação de cálculos urinários e o de alto risco.
Aos pacientes de baixo
risco, pode-se oferecer um tratamento empírico (generalizado) para prevenção, enquanto aos de
alto risco e àqueles pacientes interessados devemos oferecer um tratamento
seletivo (personalizado) baseado em um estudo metabólico com exame de urina 24 horas.
A prevenção dos cálculos urinários deve ser sempre enfatizada, pois é o que realmente muda a história natural da doença!
Para saber mais sobre Pedras nos Rins, siga o Dr Marcelo Esteves nas redes sociais.
OBS: Instagram focado em ENDOUROLOGIA com várias informações e dicas de prevenção dos cálculos urinários.
CUIDE-SE!
Beba muita água
Não aguarde a sede para ingerir líquidos. Mantenha sempre uma garrafa de água próximo a você. Se achar necessário, adicione um alarme em seu telefone lembrando da necessidade de ingerí-la. Existem alguns aplicativos disponíveis para uso. Para a maioria das pessoas, 15 copos de água (200ml), distribuídos ao longo do dia, são suficientes. Essa quantidade deve ser adequada em dias quentes, em pessoas que apresentam transpiração excessiva, após atividades fisícas, etc. Se necessário, adicione algum sabor a água para deixá-la mais atraente, como suco de limão.
BEBA ÁGUA!
Tenha uma dieta saudável
Alimente-se menos com comidas ricas em oxalato, como espinafre, beterraba, nozes, batata doce, chocolate, etc. Reduza as quantidades de açúcar e, principalmente, sal e proteínas animais, como carnes, em suas refeições. Frutas e vegetais apresentam grande número de inibidores na formação de cristais urinários, como potássio, magnésio, fibras, citrato e antioxidantes. A ingesta de 5 porções de frutas e vegetais por dia estará ajudando não só na prevenção de cálculos urinários, mas na saúde em geral.
EQUILIBRE SUA DIETA!
Pratique atividades físicas
Exercícios físicos regulares alteram o metabolismo do
organismo, favorecendo estados clínicos mais favoráveis na prevenção de várias
doenças, inclusive o cálculo renal.
EXERCITE-SE!